Linfoma de Hodgkin


           Hoje foi minha primeira sessão de fisioterapia e lá aconteceu uma coisa que me deixou muito magoada na hora, mas depois eu pensei e isso daria um ótimo post no blog. Nem todo mundo tem a obrigação de saber o que é câncer, na verdade, o que sabemos sobre ele é muito vago. Então hoje vou esclarecer algumas coisas sobre o Linfoma de Hodgkin.
            O linfoma de Hodgkin foi assim chamado devido à descrição feita por Thomas Hodgkin, em 1832. Por aproximadamente 170 anos foi chamada de Doença de Hodgkin. Mas, só depois de tanto tempo e muito estudo perceberam que a origem do câncer era a partir do línfocito, quando foi então oficialmente alterada para linfoma de Hodgkin.
     
     Essa forma de câncer se origina nos linfonodos do sistema linfático, que inclui principalmente os gânglios linfáticos, baço e amígdalas. Os gânglios linfáticos armazenam linfócitos, que são um tipo de glóbulo branco, responsável por combater infecções. A doença surge quando um linfócito se transforma em célula maligna e, de forma descontrolada, começa a crescer e se disseminar.
            O sintoma mais comum do linfoma de Hodgkin é o aumento indolor e perceptível dos linfonodos, ou seja, o surgimento de caroços no pescoço, axilas ou virilha. No meu caso foi um aumento de um caroço no pescoço. Outros sintomas podem incluem febre, suores noturnos e falta de ar.
            O diagnóstico é por imagem (raio X, tomografia computadorizada ou PETScan) e caso a suspeita continue, o médico poderá solicitar uma biópsia da área. O objetivo é a coleta de uma amostra do glânglio linfático e seu exame microscópico para ter certeza do diagnóstico, bem como para identificar o tipo do linfoma de Hodgkin.
            O tratamento é feito através da quimioterapia e / ou radioterapia. A quimioterapia é a utilização de um conjunto de medicamentos para combater linfoma. Os medicamentos entram na corrente sanguínea e circulam por todo o corpo para alcançar e destruir as célular doentes. Normalmente, o tratamento é feito em ciclos e alterna um período de descanso para o corpo se recuperar. No meu caso, o ciclo dura 28 dias e, cada ciclo é composto por 2 sessão de quimioterapia de 15 em 15 dias.

            O protocolo usado na quimioterapia (no meu caso) é o ABVD ( adriamicina, bleomicinavinblastina e dacarbazina (DTIC). Cada remédio combate as células doentes de uma forma, e juntos irão eliminar todas as que estão no meu corpo.
            Espero que com essas informações vocês possam entender melhor o que estou passando e como vai ser o meu tratamento que se iniciara dia 11/03. Será um período muito difícil mas sei que com a ajuda da minha família, amigos e principalmente de Deus sairei vitoriosa. 

4 comentários:

  1. Pri,
    Eu sei que você provavelmente não sabe quem sou,
    mas eu lembro de você de algum lugar, não se se você estudou no inei da asa norte, ou se fez inglês comigo... bom, eu sei que lembro de você em algum momento da minha vida.
    E eu tive três parentes que passaram por situações parecidas com a sua, sei muito bem como você está se sentindo e como é horrível.
    Mas conte com o meu apoio, mesmo sem me conhecer, conte com a minha força, minhas orações, vou pensar sempre em você. Você é nova, e forte, e tenho certeza que isso vai ser só uma fase, uma fase ruim, mas passageira.
    Tudo de melhor pra você!
    Beijos Rafaela Barreto
    (facebook: https://www.facebook.com/faelabarreto)

    ResponderExcluir
  2. Oi Priscila,

    Parabéns pelo blog, que Deus abençoe muito o seu tratamento.
    Vi que vc também é de Brasília, se um dia eu precisar de indicações de outros médicos corro pra me consultar com os seus, rs. Adoro meus médicos, mas sempre acho que quando surge uma inquietação no coração devemos procurar uma segunda opinião.

    Como você já deve ter visto no meu blog, também tenho o cateter e posso te dizer que ele é um amigão, vai te ajudar muito. Eu fiz uma sessão no braço (pq tive um transtorno no hospital pra colocar o cateter) e senti muita dor depois (igual tendinite). Da segunda sessão pra cá faço sempre no cateter, nunca mais tive dor nenhuma.

    Precisando de algo pode contar comigo,
    Vou seguir seu blog e torcer por seu tratamento.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Você não é derrotado quando perde, você é derrotado quando desiste!!!

    ResponderExcluir
  4. Você não é derrotado quando perde, você é derrotado quando desiste!!!

    ResponderExcluir