Dia mundial de combate ao câncer.



           Hoje é o dia mundial de combate ao câncer. Então, nada mais justo do que eu falar sobre isso. O que muitas pessoas não sabem é que o câncer é a terceira maior doença que causa morte no Brasil mesmo tendo avanços no tratamento e no diagnóstico. É uma doença séria, mas que na maioria dos casos tem cura.
            O dia mundial de combate ao câncer foi criado pela Organização Mundial da Saúde para que organizações ao redor do planeta se reúnam para ajudar na prevenção e dar força aos pacientes que lutam com o câncer.
           Ta, mas o que é câncer?   
           Câncer é o nome dado a um conjunto de várias doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos. Elas se multiplicam rapidamente, tendendo a ser muito agressivas e incontroláveis. 
          Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 80% a 90% dos cânceres estão associados a fatores ambientais como o cigarro, exposição excessiva ao sol e alguns vírus que podem causar leucemia.
            Diante disso, a melhor forma de se prevenir ao câncer é parar de fumar, ter uma alimentação saudável com maior consumo de frutas, verduras, legumes e cereais, diminuir o consumo de alimentos gordurosos, praticar atividades físicas regularmente, evitar exposição prolongada ao sol e fazer exames regulares. 
           O tratamento fica a cargo do médico depois do diagnostico. O principal é a cirurgia, que pode ser empregada em conjunto com radioterapia, quimioterapia ou transplante de medula óssea.
           E o principal: todas as modalidades de tratamento são oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

           E pra finalizar vou pedir pra você que esta lendo e tem uma saúde perfeita, que tal ir ao hemocentro mais próximo e ajudar alguém? se cadastre como doador de medula óssea. Aproveita e doe sangue, salve vidas!



          

Nenhum comentário:

Postar um comentário