Boas notícias + segunda sessão de quimio.

       Hoje resolvi começar pelo assunto ruim que é a quimioterapia. Fiz a segunda sessão terça-feira dia 26 de março. E mais uma vez o cateter deu problema, todos os enfermeiros da clínica tentaram e nenhum teve sucesso com o maldito. O problema é que a punção é feita por "tentativa". Eles apalpam até sentir o cateter, prendem ele entre os dedos e tentam acertar a agulha no centro de silicone. Quando eles acertam injetam água destilada para limpar e verificar se está no lugar certo (caso não esteja a pessoa sente uma ardência fora do normal). Ninguém soube me explicar direito como estava posicionado o meu,  na verdade, nem eles sabiam. Só sei que tiveram que me furar 3 vezes (sem contar as "ajeitadas" sem tirar a agulha). Eu tenho sérios problemas em ser furada, mas nesse momento o pior era a ardência que eu sentia. Ficamos nisso por quase 1h30min até que um dos enfermeiros sugeriu que eu fizesse essa sessão pela veia do braço. Mesmo sabendo dos contras de se fazer a aplicação por uma veia normal não hesitei pois estava realmente agoniada com a situação. Foi bem rápido e não senti nada na hora. 
       Os efeitos colaterais são os mesmo que senti da outra vez. Um enjoo que não melhora por nada nesse mundo, qualquer cheiro forte já me dá ânsia de vômito, prisão de ventre e cansaço. Não sinto vontade de comer nada mas me forço a comer porque sei que isso ajuda a melhorar. Água também tem sido bem difícil de beber então optei por água de coco que é docinha e muito gelo. A cada dia melhoro um pouco e espero que até o final de semana eu fique boa logo. 
      Agora vamos as notícias boas? Tive uma consulta com o meu hematologista e temos um ótimo diagnostico. Meu tumor no pescoço (que tinha mais de 10cm) reagiu super bem a primeira sessão de quimioterapia, o que significa que ele diminuiu muito, muito mesmo, não dá nem pra perceber só olhando.
A segunda notícia é que meu cabelo continua aqui firme e forte. O médico havia me dito que ele começaria a cair depois da primeira sessão, mais precisamente uns 15 dias depois. Não estou contando vitória antes do tempo, mas estou feliz que ele ainda esteja aqui comigo.
E a última notícia é que resolvi continuar fazendo a faculdade, sei que vai ser difícil e que vou precisar de muita paciência mas vai ser bom pra mim, ocupar a cabeça, esquecer um pouco dos problemas e conviver mais com meus amigos. Tenho que continuar minha vida, a doença não pode me vencer, eu é que tenho que vence-la.

5 comentários:

  1. Pri! Estou rezando para que você passe por essa gincana (vou usar um termo mais lúdico, tá? (: ) da melhor maneira possível! Achei ótima a ideia de continuar a faculdade; e se ficar difícil, tenha em mente que por um momento ela pode ser um hobbie... Né? Beijocas daqui de SP, cheias de boa energia
    Sara

    ResponderExcluir
  2. Oi Priscila,

    Que chato o problema com o cateter, o meu foi sempre conseguiram acertar de primeira, acho que tive sorte.

    Quanto à prisão de ventre, também é uma coisa que me incomodava muito após às sessões, uma amiga em tratamento me aconselhou tomar Tamarine e meu médico autorizou. Usei depois da última sessão, tomei um comprimido à noite, no dia que fiz a sessão, e não tive prisão de ventre a semana inteira (também não fiquei com dor de barriga como nos laxantes comuns).

    O Tamarine é fitoterápico e não causa os efeitos desses laxantes, como ficar com a barriga doendo. Converse com seu médico, quanto menos reações melhor né?

    O enjoo não tenho dicas pra vc, rs. Já fiz várias tentativas mas não encontrei nada que minimizasse.

    A notícia de continuar a faculdade é ótima! E vc vai conseguir tenho certeza. Eu parei de trabalhar, mas no meio do tratamento estava me sentindo tão inútil que resolvi fazer um curso. Faltei alguns dias, por não estar me sentindo bem, mas consegui acompanhar o curso numa boa.

    Bjos =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cíntia,

      Nossa, realmente muito chato. Uma coisa que iria me ajudar no final está me atrapalhando. Mas vou fazer o raio-x e tudo vai se resolver!
      Eu andei conversando com o médico sobre isso, ele falou que o melhor mesmo é tomar remédios naturais ou até mesmo comer alimentos que ajudam a soltar. Tenho consulta com a nutricionista essa semana e vou pedir algumas mudanças no cardápio pra facilitar minha vida hehehe.
      Pois é, como faço uma federal os professores nãoa judam muito né.. Mas vou ter que ter uma conversinha com eles, espero que entandam :(.

      Obrigada pela visitinha!!

      Excluir
  3. Oi Priscila,

    Cá em Portugal, os médicos davam-me uns comprimidos para o enjoo, pois eu sofria muitos com vómitos e sempre a vomitar.

    Um beijo grande.

    ResponderExcluir
  4. Q coisa boa saber q tá tudo indo da melhor forma possível.Parabéns pela força.Vai em frente menina! Te amamos.

    ResponderExcluir