Imunidade

     Essa semana foi bem complicada pra mim. Meu namorado passou mal e eu acabei levando ele ao hospital. O que nos remete ao título da postagem de hoje.

     Minha imunidade nunca esteve baixa para o padrão "estou fazendo quimioterapia". Lendo em vários blogs vi que muitas pessoas tiveram que tomar um medicamento pra poder aumentar os leucócitos e assim fazer a quimio. Faz 4 meses que faço o tratamento e até agora nunca precisei. Vou dar um exemplo com números pra ficar mais fácil de entender. Uma pessoa normal tem o número de leucócitos oscilando entre 10 e 4 mil, pacientes que fazem a quimioterapia chegam a 300/500. 

    Tá, mas por que a nossa imunidade cai tanto? A médula óssea é responsável pela formação das células do nosso sangue. Dentre estas células temos os glóbulos brancos que são responsáveis pela defesa do nosso organismo.

    A maioria dos medicamentos quimioterápicos afetam a medula óssea, impedindo-a de criar nossas células e consequentemente, diminuindo o número de leucócitos (glóbulos brancos). 

    Mas, por sorte, nossa medula tem capacidade de recuperação que dura em torno de 15 a 21 dias. Exatamente o tempo de pausa entre uma sessão e outra. E quando nosso corpo não se recupera sozinho podemos usar medicamentos para auxiliar nisso. 

   Nós podemos evitar ficar "doente" com essa baixa de imunidade de diversas formas. Lavando as mãos entre as refeições, evitando contato com animais, ir a lugares abertos e bem arejados, evitar contato com pessoas com doenças infecto contagiosas;
    
    Deixar de comer algo não é indicado porque uma alimentação equilibrada faz parte do processo de recuperação de qualquer pessoa doente. Bem nutrido, o corpo reage melhor às medicações, ganha energia para enfrentar as terapias, é capaz de driblar eventuais infecções que possam aparecer, além de minimizar a perda de peso e favorecer a recuperação do estado geral. 

   Então, além das dicas que dei podemos também comer alimentos que auxiliam na imunidade. 

Açai: É rico em antioxidantes. 
- Amêndoas: 4 unidades é capaz de proteger seu sistema imunológico dos efeitos do estresse
Batata doce: Como a cenoura, a batata doce possui beta-caroteno, um antioxidante que ajuda a liberar os radicais livres. 
Castanha do ParáRica no mineral selênio, que melhora o sistema imunológico e auxilia na cicatrização.
Gengibre:  Auxilia nas defesa do organismo e ajuda a controlar os enjoos e náuseas. 
- Melancia: Hidratante e refrescante, a melancia também possui um potencial antioxidante.
Probióticos: São bactérias benéficas contidas no iogurte, leite fermentado ou vendidas na forma de suplementos, que reforçam o sistema imune. (Eu mandei fazer em uma farmácia de manipulação e tomo todo dia de manhã).
- Glutamina: Não é uma alimento e sim um suplemento alimentar, é um aminoácido que atua como nutriente energético para as células imunológicas e também auxilia no crescimento muscular. Eu tomo todo dia a noite em torno de 10g e no dia da quimioterapia tomo 20g.


   Espero que tenha sido útil minhas dicas. Não só para pacientes oncológicos mas pra toda pessoa que estiver com sua imunidade baixa. 
  Eu juro que tentei gravar o vídeo mas minha timidez não deixou hahaha 
  Estou com muitas ideias pra melhorar o blog, espero conseguir coloca-las em prática! 
  
  Beijos!


4 comentários:

  1. Priscila,

    Minha imunidade caia sempre, em todas as sessões. Eu tentava comer bem, a maioria dos alimentos que vc citou somados a muito suco de laranja e mesmo assim a bichinha despencava, rs. Perguntei ao médico várias vezes o que eu estava fazendo de errado, e ele me explicou calmamente que eu não estava fazendo errado, simplesmente meu organismo reagia daquela forma aos quimioterápicos.
    Mas, graças a Deus, mesmo com a imunidade baixa, eu nunca adoeci. Nem um resfriadinho. Nada, nada.

    Parabéns à sua medula, que tem te ajudado a fazer as sessões nas datas corretas, rs.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, muita gente comenta comigo que tenho sorte kkk Espero que continue assim até o fim do tratamento, né?
      Ah, que bom que nunca adoeceu então, porque o maior perigo é isso né, ficar doente enquanto faz as sessões de quimio.

      Beijo!

      Excluir
  2. Devias repensar essa situação do video, poderia ser muito util para meninas que estão agora doentes e precisavam de ajuda.

    Eu acredito que vc vai vencer a timidez.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ver, gigi! Quem sabe eu mato essa vergonha de vez hehehe.

      Beijoo.

      Excluir